Regional São Paulo realiza primeiro encontro da “Família dos Carismas”

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Regional São Paulo realiza primeiro encontro da “Família dos Carismas”

 

Com a participação de diversos leigos, leigas e religiosas(os), ocorreu o primeiro Encontro da Família dos Carismas na sede da Regional São Paulo, em 4 de maio. O objetivo era promover a partilha e a articulação desta realidade, com a orientação da Ir. Maristela Ganassini, fscj, assessora da CRB Nacional responsável pelos setores Juventudes / SAV / Partilha de Carismas.

Após uma dinâmica de participação e integração, a discussão central sobre o “Papel do cristão leigo na Igreja” na vivência de um carisma específico foi conduzida por Ir. Maristela por meio da “conversação espiritual” ou “diálogo no espírito”, um método de troca de ideias promovido pelo Sínodo sobre a Sinodalidade. Os participantes, divididos em grupos, refletiram sobre o texto de Mt 5,13-16, onde se refere “vós sois o sal da terra e a luz do mundo”.

Em seguida, a assessora ressaltou a importância de dialogar com Cristãos Leigos e Leigas, batizados, que, por meio dos carismas específicos das congregações/ordens/institutos, se identificam e se conectam com os Religiosos e Religiosas, com o objetivo de aprimorar e testemunhar a comunhão entre si, visando viver como discípulos de Jesus Cristo no cotidiano das famílias, da comunidade eclesial, no ambiente profissional, na sociedade civil e, é claro, na Igreja. Além da participação de leigos e leigas adultos e maduros na fé, é essencial também envolver os jovens, que compartilham o ideal da Família dos Carismas em seu processo de relacionamento e seguimento de Jesus.

Os participantes envolvidos com a Igreja e comprometidos com o carisma, espiritualidade e missão das congregações mostraram interesse em organizar na Regional São Paulo o grupo de reflexão da Família dos Carismas, formando um pequeno grupo de agentes que irá elaborar e apresentar propostas de ação para essa realidade. Ao final do encontro, todos(as) receberão uma lembrança na forma de um pequeno saquinho com sementes para plantar, regar e colher os frutos, conforme ensinado em Mt 13,23.

Martinho Vagner (CRB-SP)

CONFIRA AS FOTOS DESTE ENCONTRO:

Publicações recentes

Amizade Cristificada

6º Domingo da Páscoa — Ano B Amizade Cristificada “Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai”.