Nos dias 17 e 18 de junho a Regional São Paulo da CRB proporcionou um ciclo de formação continuada com o tema do Direito Canônico aplicado à Vida Religiosa Consagrada com ênfase nas questões de aprofundamento sobre o Protocolo de Proteção de Menores e Vulneráveis, com assessoria do Pe. Dr. Rogério Ramos, CSsR. A formação foi no formato on-line reunindo cerca de 35 participantes entre religiosos(as), sacerdotes e leigos e leigas de diversas congregações e instituições.
Durante os dias intensos de encontro os participantes puderam obter um maior conhecimento sobre as graves questões referentes aos abusos cometidos na Igreja contra crianças, menores e vulneráveis, bem como sobre o direito nativo da Igreja de punir seus membros em face do cometimento de delitos.
O assessor explicitou de forma pormenorizada a razão e a urgência da adoção do Protocolo de Proteção aos sujeitos citados à luz de documentos fundamentais, tais como: a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Vos estis lux mundi” (Vós sois a luz do mundo), o Código de Direito Canônico, Livro VI. Das sanções penais na Igreja., a Carta Apostólica em forma do Motu Proprio “Como Uma Mãe Amorosa” entre outros.
A formação continuada em Direito Canônico aplicado à Vida Religiosa Consagrada é um curso perene na agenda da CRB Regional São Paulo, que já está na sua sétima edição, apresenta sempre os temas conexos às normas que a Igreja deixa para a observância dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.