Encontro sobre Maturidade no Serviço da Autoridade reúne Religiosos na Regional de São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Nos dias 17 e 18 de março, a  Regional São Paulo realizou o encontro “Maturidade no Serviço da Autoridade”. O evento que aconteceu na seda da Regional foi assessorado pela Irmã Maria Inês V. Ribeiro, mad, ex-presidente da CRB Nacional, e reuniu religiosos e religiosas que exercem o ministério de coordenação e dinamização de comunidades.

Diversas congregações e institutos estiveram presentes, fortalecendo o testemunho da intercongregacionalidade e expressando o compromisso e interesse pela reflexão sobre a autoridade na vida religiosa.

Durante o encontro, a Irmã Maria Inês abordou a missão do serviço da autoridade: servir, animar e governar. Destacou que essa função deve ser compreendida como um ministério voltado para a tradição e carisma institucionais, buscando sempre o discernimento e a vivência da vontade de Deus no âmbito da espiritualidade, carisma, missão e gestão.

A reflexão enfatizou que o exercício da autoridade na vida religiosa precisa ser baseado na disponibilidade, compromisso, espírito de fé e comunhão. A coordenação de comunidades exige uma espiritualidade de doação, pois as relações interpessoais demandam um caminho de vivência corresponsável entre irmãos e irmãs.

Foi ressaltado que animar e governar com corresponsabilidade possibilita um serviço de autoridade focado no essencial, onde a autenticidade se manifesta de forma direta, fortalecendo a missão da vida religiosa em comunidade.

Publicações recentes

Recesso Institucional

RECESSO INSTITUCIONAL Informamos que entraremos de recesso institucional a partir de 22 de dezembro. As atividades retornam no dia 5 de janeiro. CONTATOS Assessoria Executiva – assessoria1.sp@crbnacional.org.br / Whatsapp (11) 93018-6016 Recepção/Comunicação – recepcao.sp@crbnacional.org.br / Whatsapp (11) 94881-5362

Ampliada de Provinciais e Conselheiras(os)

EMENTA A alegria é um tom espiritual em tempos difíceis, pois, na época atual somos apresentados a noção de Tesarac como metáfora de uma travessia histórica marcada por rupturas, dores e oportunidades de renovação. A