No fim de setembro, a Regional São Paulo realizou o repasse da 27ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, ocorrida de 8 a 11 de julho, em Brasília (DF). O encontro aconteceu na sede da CNBB Regional Sul 1, que acolheu o grupo de religiosas e religiosos para um momento de partilha e formação.
O evento teve início com a saudação do Pe. Luís Fernando da Silva, secretário executivo da CNBB Sul 1, que leu a mensagem dos bispos do Estado de São Paulo. Na carta, os bispos afirmaram que “a presença de cada religiosa e religioso fortalece os laços de fraternidade e testemunho, sinal da comunhão que desejamos viver entre a CNBB e a CRB”.
Na abertura, a coordenadora da Regional, Ir. Inês da Costa Camargo, ftos, agradeceu a presença das consagradas e consagrados, ressaltando que a participação é sinal de comunhão e esperança: “Isso nos faz recordar as palavras do Papa Leão XIII, que nos exorta a sermos sementes de paz e tecelões de unidade, construindo pontes de diálogo e um mundo em paz”.A manhã da assembleia contou com a reflexão da Ir. Zuleica Silvano, fsp, sobre o tema “Sentinela de esperança em tempo de travessia”. A assessora apresentou Nicodemos como figura bíblica, um homem que busca a luz. A religiosa destacou que a esperança é força que transforma e que a vida consagrada é chamada a ser presença vigilante e comprometida diante das incertezas do tempo.
À tarde, o Pe. Francisco Sydney, SDS, e a Ir. Eurides Alves de Oliveira, ICM, trataram dos eixos e prioridades do triênio 2025-2028 da CRB Nacional, que orientarão a caminhada da vida religiosa no seguimento de Jesus Cristo, na sinodalidade e na missão comum. A assembleia foi marcada por momentos de partilha e oração. Os participantes reafirmaram o compromisso com a intercongregacionalidade, a espiritualidade e a construção de vínculos de esperança a serviço da vida religiosa e do povo de Deus.